O que é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ?

Recentemente, em maio de 2020, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos EUA divulgou dados de prevalência do transtorno do espectro do autismo e como temos visto nos últimos anos, os números seguem crescendo. Esse último estudo aponta que 1 em cada 54 crianças foi identificada com autismo. 

Com os casos de autismo crescendo ou sendo identificados cada vez mais, mostra  que o autismo deixou de ser um quadro clínico raro, que pouco vemos ou ficamos sabendo. O aumento na prevalência do TEA pode estar relacionado a uma taxa maior de crianças sendo avaliadas e identificadas com autismo em idades cada vez mais precoces. Isso porque nos EUA um número substancial de crianças tem sua primeira triagem de desenvolvimento realizada logo nos primeiros meses de vida. Isso é importante porque quanto mais cedo as crianças são identificadas com risco para autismo, mais cedo elas podem iniciar o tratamento, podendo com isso alcançar melhores resultados e ter uma melhor qualidade de vida.

Aqui no Brasil ainda enfrentamos barreiras para a identificação precoce, como a falta de profissionais qualificados, a falta de informação e até mesmo o preconceito. Muitos pais ainda não tem acesso ou não se atentam aos marcos do desenvolvimento infantil, olhar necessário para identificar os primeiros sinais de alerta.

Se você é pai, mãe ou tem contato com alguma criança, busque informação sobre o desenvolvimento e discuta com o pediatra toda e qualquer dúvida que possa vir a ter e se você não ficar satisfeito com a resposta, procure outra opinião.

A melhor forma de ajudar uma criança é começar o tratamento o quanto antes!

Quais são os sinais de alerta para TEA?

Em geral, a primeira preocupação dos pais de crianças mais tarde diagnosticadas com TEA (transtorno do espectro do autismo) costuma ser o atraso na aquisição da fala, quando a criança já tem mais de 12 meses. Esse costuma ser o marco do desenvolvimento mais fácil de identificar, ou seja, a criança já está em uma idade em que é esperado que esteja falando algumas palavras e não está falando nada.

No entanto, a aquisição da linguagem é resultado de um processo. Portanto, se uma criança chega aos 18 meses sem ter indícios de que esteja construindo seu percurso para a comunicação verbal, outros marcos do desenvolvimento anteriores devem ser investigados.

Que marcos são esses? 

São marcos que indicam habilidades de comunicação, como:

Ou seja, é preciso observar se a criança está conectada ao que está acontecendo ao seu redor, se ela é capaz de reagir  e interagir com os outros. Se o seu filho já tem 18 meses ou mais e não demonstra alguns desses marcos, fique alerta!

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, busque ajuda profissional, NÃO ESPERE!