• Blog

Você sabe o que é TDL?

O Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem é o novo termo para o antigo DEL (Distúrbio Específico de Linguagem). O TDL, como o próprio nome diz, acomete o desenvolvimento de linguagem. Ela acomete 7,4% das crianças, uma média de 2 em cada 30 crianças. Ou seja, 2 em cada sala de aula.

Mas apesar de ser comum, infelizmente muitas crianças com TDL passam a vida toda sem um diagnóstico e um acompanhamento, enfrentando as dificuldades decorrentes do transtorno  no dia-a-dia sem o suporte necessário.

O maior sintoma do TDL é a dificuldade de se expressar ou compreender linguagem, ou seja, a criança pode apresentar tanto demora para começar a falar, dificuldade de desenvolver a fala corretamente, como dificuldade para entender o que escuta. 

Parece simples, não é? Mas nada sobre desenvolvimento infantil ou linguagem é simples. Isso porque a linguagem afeta e é afetada por outras áreas do desenvolvimento. Identificar a dificuldade de base e compreender quais as áreas são afetadas e como são afetadas por ela necessita de uma avaliação minuciosa e específica do quadro de linguagem. 

Um diagnóstico baseado apenas nos sintomas tem grande margem de erro porque os sintomas de TDL não são homogêneos. Como assim? Eles não aparecem da mesma forma para todas as crianças. Por isso, a avaliação fonoaudiológica por um profissional com conhecimento e experiência em linguagem é tão importante. Muitas crianças com TDL são frequentemente confundidas com outros quadros como apraxia, autismo, deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem, etc. 

 O TDL não tem cura, mas o acompanhamento fonoaudiológico ajuda a criança a atingir um desenvolvimento satisfatório, dando suporte e estratégias para enfrentar as dificuldades que surgem pelo caminho.

blog

  • Acessos 366

© 2021 - Ingrid Sun

Desenvolvido por Ridley Mota