Você sabe o que é AFI ?

A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio motor da fala que se manifesta em diversos graus. A apraxia pode ser adquirida, quando surge após alguma infecção ou trauma, por exemplo. E pode ser idiopática, quando não é encontrada nenhuma justificativa clínica como causa. O principal sintoma é a ausência ou a dificuldade percebida na fala, ou seja, no ato motor. Comumente apresentada pelos indivíduos com Síndrome de Down, a apraxia também pode surgir associada a outras condições também.
Uma criança com apraxia da fala pode dar sinais desde bebês como ausência ou pouco balbucio, pobre repertório de sons, fala com entonação monótona ou diferente. De forma geral, dá uma sensação de que a criança sabe e quer falar algo, mas não sabe como fazer isso através da fala, ou seja, verbalmente. É uma dificuldade de base neurológica que acomete de 1 a 2 crianças a cada 1000. Comparada aos outros quadros de fala e linguagem na infância, a incidência é relativamente baixa.
O diagnóstico e o tratamento são feitos por um fonoaudiólogo experiente e com conhecimento tanto de desenvolvimento infantil como de linguagem.
Atenção: uma criança não deveria receber o diagnóstico de AFI baseado apenas na ausência da fala ou na avaliação restrita da fala. É necessário que a avaliação fonoaudiológica considere todo o quadro de linguagem da criança.
A intervenção precoce é essencial não apenas para a evolução do quadro de AFI, mas também para diminuir o impacto das dificuldades nas relações sociais e em outras áreas do desenvolvimento.
- Acessos 359